Cidade Velha - Belém - Pará - Brasil

Monumento de Landi será revitalizado na Cidade Velha

Iniciaram nesta segunda-feira (10) as obras de restauro na Casa Rosada, monumento construído, na Cidade Velha, no século XVIII e atribuído ao arquiteto Antonio Landi. As atividades começam com as prospecções arqueológicas e devem durar cerca de 15 dias. Serão realizadas sondagens no local a fim de conservar ao máximo a estrutura do monumento.

As prospecções serão coordenadas pelo arquiteto e arqueólogo Fernando Marques, considerado a maior autoridade em prospecções arqueológicas voltada para a arquitetura. “Com a arqueologia, podemos buscar o que está escondido e trazer à tona o passado. E é de extrema importância que as pessoas conheçam esse passado, conheçam parte da sua história”, avalia Fernando.

A pesquisa compreende escavações e sondagens na Casa Rosada. “Vamos verificar se há estruturas diferenciadas nos pisos, se há divisórias de paredes, e quem sabe até poderemos encontrar fragmentos de cultura material, como louças, por exemplo”, aposta o arquiteto.

A Casa Rosada, adquirida recentemente pelo grupo Alubar, de Barcarena, será revitalizada e irá virar um centro de cultura ligado à memória da cidade de Belém. O projeto de restauro é coordenado pelo Fórum Landi e conta com a participação de alunos do curso de especialização em Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antonio José Landi, organizado pelo Fórum em parceria com a Universidade de Florença, da Itália.

Pela primeira vez em Belém se irá utilizar de técnicas de geologia na análise de edificações históricas. “Além de um aluno arquiteto e uma aluna historiadora, teremos um aluno geólogo colaborando com a análise”, explica Flávio Nassar, coordenador do Fórum Landi.

 

Fonte: Portal ORM - Redação On line/ Belém

> Mais NotíciasMais Notícias

  • Endereço

    Rua Siqueira Mendes, nº 61 - Cidade Velha
    CEP: 66020-600 - Belém - Pará - Brasil
    [ver mapa]
  • Siga-nos

    Facebook Twitter Linkedin
  • 2018 © Casa Rosada
    Todos os direitos reservados
    Desenvolvimento: Bredi