Cidade Velha - Belém - Pará - Brasil

Começa restauração da Casa Rosada, obra atribuída ao italiano Antonio Landi

Ontem, 10, iniciou o projeto de restauro na Casa Rosada, obra atribuída ao arquiteto Antonio Landi, localizada na Cidade Velha. No local estão sendo desenvolvidas, primeiramente, as prospecções arqueológicas, sob o comando do arquiteto e arqueólogo Fernando Marques, considerado a maior autoridade no estado em prospecção arqueológica voltada para a arquitetura.

O trabalho, de acordo com Fernando, compreende escavações e sondagens no local. 'Vamos fazer análise dos pisos, paredes e de qualquer fragmento de cultura material que encontrarmos durante nossa pesquisa', afirma.

A Casa Rosada, adquirida pelo grupo Alubar, de Barcarena, está sendo restaurada para ser transformada em uma casa de cultura dedicada à memória de Belém. O projeto de restauro, coordenado pelo Fórum Landi, conta com o apoio de três alunos do curso de especialização em Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antonio José Landi, realizado pelo Fórum em parceria com a Universidade de Florença, da Itália. 'Temos um arquiteto, uma historiadora e um geólogo estudando o imóvel. E é muito importante essa análise sob diversos olhares', afirma Flavio Nassar, coordenador do Fórum Landi.

Também será desenvolvido um canteiro-escola, que vai formar mão-de-obra especializada. Pedreiros, carpinteiros, eletricistas, entre outros, serão treinados para desenvolverem técnicas de preservação, conservação e restauro.

A obra será financiada pelo Programa Monumenta, realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Unesco.

 

Fonte: Amazônia - Show - 18

> Mais NotíciasMais Notícias

  • Endereço

    Rua Siqueira Mendes, nº 61 - Cidade Velha
    CEP: 66020-600 - Belém - Pará - Brasil
    [ver mapa]
  • Siga-nos

    Facebook Twitter Linkedin
  • 2024 © Casa Rosada
    Todos os direitos reservados
    Desenvolvimento: Bredi