Cidade Velha - Belém - Pará - Brasil

Prédio é espaço de cultura

Belém vai ter de volta um dos raros exemplares da arquitetura civil do século XVIII. É a Casa Rosada, mais uma obra atribuída por estudiosos a Antônio Landi, arquiteto italiano. O prédio fica na rua Siqueira Mendes, antiga rua do Norte - a primeira da cidade de Belém, na Cidade Velha.

 

O monumento estava fechado por cerca de 20 anos. Ontem, durante coquetel, representantes do grupo Alubar - que comprou o prédio há quatro meses – anunciaram o projeto de revitalização do mesmo e a instalação de um centro cultural no local, que recebeu ainda a visita do embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise. O evento foi organizado por estudantes do Fórum Landi e contou com a exposição de desenhos e obras atribuídas ao arquiteto italiano.

 

Segundo Flávio Nassar, coordenador do Fórum Landi, o grupo Alubar trabalha em parceria com o Fórum Landi, que vai fazer amplo estudo da Casa Rosada. "Começamos os levantamentos históricos, arqueológicos e geológicos. Depois vamos fazer o de restauração.

O prédio deve ficar pronto no máximo nos próximos três anos. A ideia é que seja um espaço aberto à população e de forma gratuita". O projeto tem à frente o arquiteto José Morgado, estudante do curso de especialização do Fórum Landi.

Ricardo Figueiredo, gerente-geral do grupo Alubar, explica que a ideia de comprar e revitalizar o monumento partiu dos diretores da empresa, que "reconhecem o valor histórico que o prédio tem para a cidade, bem como para o desenvolvimento da cultura".

 

Fonte: Diário do Pará - A/ Cidades - A-12

> Mais NotíciasMais Notícias

  • Endereço

    Rua Siqueira Mendes, nº 61 - Cidade Velha
    CEP: 66020-600 - Belém - Pará - Brasil
    [ver mapa]
  • Siga-nos

    Facebook Twitter Linkedin
  • 2024 © Casa Rosada
    Todos os direitos reservados
    Desenvolvimento: Bredi