Cidade Velha - Belém - Pará - Brasil

Casa será centro cultura

A Casa Rosada, um dos projetos atribuídos ao arquiteto italiano Antonio José Landi, abriu suas portas, ontem, para receber a visita do embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise. O imóvel, que está localizado no bairro da Cidade Velha, será completamente restaurado e funcionará, após a conclusão de todos os trabalhos feitos no local, como um centro cultural. Durante a visita, o grupo Alubar, que recentemente adquiriu o monumento, anunciou o projeto de revitalização do espaço.

O projeto de restauração será feito através de cooperação técnica com o Fórum Landi, que irá realizar uma série de estudos na Casa. 'A iniciativa da Alubar está ligada diretamente a preservação do patrimônio histórico da cidade e de valorização da cultura local, onde exposições de artistas plásticos e demais formas de expressão cultural poderão ser beneficiadas', destacou.

Segundo o gerente geral da Alubar, Ricardo Figueiredo, o trabalho será realizado na Casa Rosado em três frentes: histórica, geológica e de restauração. 'Queremos que esse conceito de restauração seja difundido e que a iniciativa privada possa abraçar projetos como esse', disse o gerente, acrescentando que o grupo Alubar já está no Pará há 10 anos, operando no processo de verticalização do alumínio, em Barcarena.

O arquiteto José Morgado que é aluno do curso de especialização em 'Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antonio Landi', realizado pelo Fórum Landi, coordenará o projeto de restauração do prédio. De acordo com ele, os trabalhos serão executados de forma conjunta, através de troca de informações entre os profissionais que atuarão na obra. A geóloga Rita de Cássia Barbosa e a historiadora Moema Alves trabalharão nos levantamentos geológicos e históricos da Casa Rosado.

O embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise destacou que o trabalho possibilitará a divulgação do trabalho de um italiano, que acabou tornando-se mais conhecido no Brasil do que na Itália, onde nasceu. 'Sou um admirador dos traços de Landi e do seu trabalho, que é muito rico e que reflete uma elegância ímpar', destacou.'Tudo que for contribuir para preservar a memória do passado deve ser louvado. Esse tipo de trabalho serve de encorajamento para que mais trabalhos sejam realizados entre a Itália e o Brasil, assim como com o Estado do Pará', complementou.

A Casa Rosada é uma edificação remanescente do século XVIII, cujas linhas arquitetônicas exteriores permanecem praticamente inalteradas, apesar do tempo.

Comitiva visita projeto no curro velho

O embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, acompanhado de sua esposa, Helena Valensise e o cônsul da Itália em Recife, Massimiliano Lagi, visitaram ontem, a sede Fundação Curro Velho (FCV), no bairro do Telégrafo. O grupo conheceu os locais de aula do Projeto Xundaraua, financiado pelo governo italiano e realizado pela ONG italiana Cooperazione Internazionale Sud-Sud (CISS) e a FCV.

> Mais NotíciasMais Notícias

  • Endereço

    Rua Siqueira Mendes, nº 61 - Cidade Velha
    CEP: 66020-600 - Belém - Pará - Brasil
    [ver mapa]
  • Siga-nos

    Facebook Twitter Linkedin
  • 2024 © Casa Rosada
    Todos os direitos reservados
    Desenvolvimento: Bredi