Cidade Velha - Belém - Pará - Brasil

Reinauguração: Casa Rosada, de Antonio Landi

Uma das importantes obras atribuídas ao italiano Antonio Landi, em Belém, se prepara para reabrir as portasno dia 7 de dezembro, em cerimônia de reinauguração que contará com a presença do Embaixador da Itália,Gherardo La Francesca.

A Casa Rosada, localizada na Cidade Velha, passou por um processo de revitalização. Dentre as novidades,trará uma homenagem às obras do arquiteto: a Sala Bolonha ganhou pinturas em quadratura, técnica utilizadapor Landi em Belém.

A intervenção foi realizada pelos pintores italianos Pietro Lenzini e Giorgio Driolli, artistas e admiradores dotrabalho de Landi e que vieram a Belém exclusivamente para a produção. Ao mesmo tempo em queaconteciam as obras, o espaço recebeu uma exposição que mostrou três momentos do prédio. Na mostra, foipossível conhecer o passado da Casa Rosada e um pouco da história da Cidade Velha, além das melhoriasrealizadas no ambiente e a visualização das próximas fases do projeto de restauro, representando o futuro daCasa.

Uma série de estudos foi realizada antes que a reforma fosse iniciada. As pesquisas foram desenvolvidas nocurso de especialização ‘Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antonio JoséLandi’, realizado pelo Fórum Landi, grupo da Universidade Federal do Pará que pesquisa sobre a história daAmazônia e realiza estudos e ações sobre o legado artístico e arquitetônico de Antonio Landi.

Hoje, o prédio é de propriedade do Grupo Alubar, que financiou as obras junto ao projeto Monumenta daCaixa Econômica Federal.

História – A Casa Rosada é uma edificação remanescente do século XVIII, cujas linhas arquitetônicasexteriores permanecem praticamente inalteradas. A edificação possui, no seu andar térreo, portas e janelascom molduras elaboradas. Portais trabalhados, grades de ferro e largos beirais, que também compõem aedificação, dão um ar de requinte à Casa. A autoria do prédio é atribuída a Antonio José Landi por diversosestudiosos. Dentre eles, a portuguesa Isabel Mendonça, a maior estudiosa do mundo sobre vida e obra doarquiteto.

Quando: 07/12/2011

Onde: Casa Rosada, Rua Siqueira Mendes, 61, Cidade Velha, Belém – PA

Fonte: Momento Italia - Online

> Mais NotíciasMais Notícias

  • Endereço

    Rua Siqueira Mendes, nº 61 - Cidade Velha
    CEP: 66020-600 - Belém - Pará - Brasil
    [ver mapa]
  • Siga-nos

    Facebook Twitter Linkedin
  • 2017 © Casa Rosada
    Todos os direitos reservados
    Desenvolvimento: Bredi