Cidade Velha - Belém - Pará - Brasil

Evento marca reabertura da Sala Bolonha, em Belém

Neste feriado de 8 de dezembro, um evento marcará a abertura da Sala Bolonha, na CasaRosada, um prédio histórico do século XVIII, após passar por reforma, realizada por meio dofinanciamento do projeto Monumenta, da Caixa Econômica Federal, que seleciona projetosatravés de editais públicos.

A Casa Rosada é considerada por especialistas do Estado uma das mais importantes obrasatribuídas ao arquiteto italiano Antônio Landi, em Belém. Após o processo de revitalização, queincluiu um conjunto de pinturas sobre a fauna e flora amazônicas na Sala Bolonha, realizadospelos artistas italianos Pietro Lenzini e Giorgio Drioli, o prédio surge como um Espaço Culturalno coração da Cidade Velha.

Os pintores vieram a Belém, exclusivamente, para este trabalho e ficaram lisonjeados por ajudarna recuperação da obra de Landi. 'Este convite é uma grande oportunidade de aprendermos ehomenagearmos o nosso compatriota, Landi', disse Lenzini. O evento, fechado para convidados,será uma espécie de avant premiére, uma oportunidade dos presentes poderem conferir emprimeira mão o resultado da revitalização do prédio, uma vez que a Casa, que vai se tornar umespaço cultural, só deve ser inaugurada oficialmente no ano que vem.

O embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, é um dos convidados de honra dainauguração. O diplomata é o idealizador do Momento Itália-Brasil, que reúne uma extensaprogramação cultural, artística e de negócios a ser realizada nos dois países, visando intercâmbiocultural e troca de experiências.

Cultura - Mesmo antes da reabertura do prédio, a Casa Rosada já iniciou seu apoio aodesenvolvimento da cultural local. Ao mesmo tempo em que aconteciam as obras, o espaçorecebeu uma exposição que mostrou três momentos do prédio. - Mesmo antes da reabertura do prédio, a Casa Rosada já iniciou seu apoio aodesenvolvimento da cultural local. Ao mesmo tempo em que aconteciam as obras, o espaçorecebeu uma exposição que mostrou três momentos do prédio.

Na mostra, foi possível conhecer o passado da Casa Rosada e um pouco da história da CidadeVelha; as melhorias realizadas no ambiente; além de visualizar as próximas fases do projeto derestauro, representando o futuro da Casa.

Pesquisa - Uma série de estudos foi realizada antes que as obras iniciassem. As pesquisas foramdesenvolvidas no curso de especialização 'Interpretação, Conservação e Revitalização doPatrimônio Artístico de Antonio José Landi', realizado pelo Fórum Landi, grupo daUniversidade Federal do Pará que pesquisa sobre a história da Amazônia e realiza estudos eações sobre o legado artístico e arquitetônico de Antonio Landi.

História - A Casa Rosada é uma edificação remanescente do século XVIII, cujas linhasarquitetônicas exteriores permanecem praticamente inalteradas. A edificação possui, no seuandar térreo, portas e janelas com molduras elaboradas. Portais trabalhados, gradis de ferro elargos beirais, que também compõem a edificação, dão um ar de requinte ao prédio.

A autoria da Casa Rosada é atribuída a Antonio José Landi por diversos estudiosos. Dentre eles, a portuguesa Isabel Mendonça, a maior estudiosa do mundo sobre vida e obra do arquiteto.

Fonte: Portal ORM - Plantão - on line

> Mais NotíciasMais Notícias

  • Endereço

    Rua Siqueira Mendes, nº 61 - Cidade Velha
    CEP: 66020-600 - Belém - Pará - Brasil
    [ver mapa]
  • Siga-nos

    Facebook Twitter Linkedin
  • 2018 © Casa Rosada
    Todos os direitos reservados
    Desenvolvimento: Bredi